Estudo mostra benefício do uso de panela de ferro

Estudo comprova que o uso da panela de ferro ajuda a prevenir e curar anemias

Estudo mostra benefício do uso de panela de ferro

 

O que as cozinheiras de antigamente diziam acaba de ser comprovado cientificamente: panelas de ferro podem ajudar a prevenir ou curar anemias. Pesquisa realizada na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) indica que cozinhar alimentos nesse tipo de panela chega a suprir cerca de 20% das necessidades diárias de ferro do organismo.

Para chegar a esse resultado, a nutricionista Késia Diego Quintaes fez um estudo que envolveu 58 estudantes, com idade entre 13 e 24 anos, do IAEMG (Instituto Adventista de Ensino de Minas Gerais), em Lavras.

A instituição foi escolhida porque adota alimentação vegetariana. Quem segue esse tipo de dieta corre mais risco de desenvolver anemia devido à diferença de biodisponibilidade. O ferro não-heme, disponível nos vegetais, é absorvido em menor proporção pelo corpo do que o ferro heme, presente em alimentos de origem animal. O organismo necessita de ferro para produzir hemoglobina, complexo protéico que transporta o oxigênio no sangue, explica a nutricionista.

Os voluntários fizeram exames de sangue antes e após 12 semanas de utilização das panelas de ferro. "Houve um aumento no nível de hemoglobina até mesmo naqueles que tinham anemia", afirma Quintaes. De acordo com a pesquisadora, esse tipo de panela libera ferro não-heme e o transmite aos alimentos. Isso aumenta a concentração do mineral na comida, compensando sua menor biodisponibilidade.

A quantidade necessária de ferro varia de acordo com o sexo e a idade. Rapazes de 14 a 18 anos precisam de 11 mg de ferro por dia; garotas da mesma faixa etária, de 15 mg por dia, e mulheres adultas, de 18 mg. "O uso da panela contribuiu com cerca de 3,5 mg de ferro por dia."

A nutricionista, que também estuda a migração para os alimentos do ferro presente nas panelas de pedra-sabão, afirma que há pesquisas que associam a substituição dos utensílios de ferro pelos de alumínio e de aço inoxidável ao aumento de casos de anemia. "As panelas de inox liberam uma quantidade pequena de ferro."

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u2050.shtml

 

CONFIRA EM NOSSO SITE AS PANELAS DE FERRO DA FUMIL

 

Escreva seu comentário